Tecnologia NGN (Next Generation Network) em Centrais PABX e Callcenter IP
Quais as vantagens e aplicações das novas gerações de centrais de telefonia (PABX) IP ?
A tecnologia IP (Internet Protocol) vem conquistando cada vez mais espaço entre diversos segmentos empresariais, sendo uma opção importante para diminuir os gastos com a conta telefônica, já que usam a rede de internet já existente como meio de transmissão da voz. No site da Intelbras, há um artigo interessante sobre como as empresas podem usar de forma eficiente a telefonia IP (telefone + internet) para fazer chamadas nacionais e internacionais com mais qualidade e custo reduzido, especialmente se forem utilizados aparelhos de telefone IP. Nesse artigo, a Intelbras apresenta as características dos aparelhos de telefone IP, os tipos mais adequados para cada área da empresa e algumas das vantagens que podem oferecer.
Telefones IP: entendendo seu funcionamento
Para deixar o entendimento mais claro, vamos rapidamente relembrar o funcionamento dos telefones IP. Eles são aparelhos específicos que se conectam diretamente à rede de computadores recebendo voz e dados. Parecem com os telefones comuns, mas já são fabricados especificamente para utilizar conectados a redes de internet.
A principal diferença entre os aparelhos de telefones IP e os convencionais é a forma como a transmissão de voz é realizada. Enquanto o padrão tradicional utiliza a Rede Pública de Telefonia Comutada (RPTC) e precisa de uma operadora de telefonia para oferecer o serviço, a tecnologia IP emite e recebe os dados via internet. Por isso, é capaz de oferecer diversas vantagens às empresas, independentemente de seu porte. Veja as principais:
- Redução de custos– os custos são muito menores do que as ligações feitas com aparelhos em RPTC, pois o que será consumido é o pacote de dados contratado junto à operadora de telefonia IP; e em ligações que não envolvam uma linha telefônica convencional não haverá custos;
- Aproveitamento de infraestrutura– por utilizar a mesma estrutura de cabeamento da internet, as empresas economizam nos projetos e instalações de telefonia;
- Qualidade nas chamadas– os telefones IP operam com voz em alta definição, proporcionando conversas mais claras do que as feitas pelo telefone comum;
- Mobilidade e facilidade de uso– todas as configurações do ramal ficam no próprio aparelho de telefone IP, ou seja, ao trocar de posição ou de mesa o funcionário pode levar o equipamento sem que seja necessário fazer ajustes na central telefônica.
Escolha um aparelho de telefone IP para cada caso de uso na empresa
Além das vantagens gerais que citamos acima, é possível escolher um aparelho de telefone IP para cada caso de uso na empresa, de acordo com as funcionalidades oferecidas por cada equipamento.
Por exemplo, colaboradores podem utilizar uma versão diferente do que a usada pelos atendentes, que também tem um aparelho com funções específicas e diferenciadas em relação aos gestores e diretores.
Colaboradores
Para este público, o recomendado são aparelhos de telefone IP (TIP 120, TIP 125 e TIP 235G) mais simples, com funções básicas para atender chamadas, utilizar o Viva-voz ou o headset, identificar chamadas e visualizar o histórico de ligações. É como um equipamento convencional, com algumas funcionalidades a mais.
Secretaria e atendentes
Como estes profissionais realizam atividades específicas, o indicado é escolher um modelo de aparelho mais robusto (TIP 425 e TIP 435G). Eles também oferecem três formas de atendimento (viva-voz, headset e monofone), mas possuem um display maior e suportam mais contas VoIP cadastradas em um único aparelho. Ainda contam com teclas de acesso rápido programáveis, funções dedicadas como Captura, Flash, Mute e Rediscagem, e facilitam a visualização do status, a captura de chamadas e o acesso aos ramais, sinalizando os que estão sendo monitorados através de um módulo de teclas adicional.
Diretoria e gerência
Além de oferecer todas as funcionalidades dos modelos ‘mais simples’, os aparelhos de telefone IP destinados à gestores e diretores devem contemplar mais aplicações. Um exemplo são os modelos (TIP 638V) que contam com câmera e display colorido touch screen, que permitem ao usuário realizar chamadas de vídeo com qualidade, ampliando as formas de comunicação, ou os que possuem navegadores para acessar páginas e sites.
Conheça os modelos de telefones IP Intelbras, certamente um deles é o que sua empresa precisa para ter um sistema de telefonia completo, robusto e com excelente custo-benefício. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário ou entre em contato com nossa equipe de atendimento.
Publicação original de Autoria Intelbras:
http://blog.intelbras.com.br/que-beneficios-um-aparelho-de-telefone-ip-pode-oferecer-as-empresas/